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Issao Hashimoto: O que eu espero de uma lavanderia?

Issao Hashimoto: O que eu espero de uma lavanderia?

A terceirização é uma opção que permite ao gestor especializar as atividades meios e fixar o foco no operacional, tático e estratégico da atividade fim da organização. Na hotelaria hospitalar, a lavanderia é uma dessas atividades meios que podem ser terceirizadas. Porém, qual a opinião dos gestores da hotelaria hospitalar sobre a terceirização da lavanderia? estão satisfeitos? Insatisfeitos? Como avaliar? A revista Planeta Lavanderia vai entrevistar alguns gestores hoteleiros (hotéis e hospitais) sobre o tema: O que eu espero de uma lavanderia? e avaliar a percepção deste gestores sobre os serviços prestados e, principalmente, passar esta percepção para os gestores da lavanderia sobre como pensa o seu cliente. A terceirização é reversível? Existe este risco? Vamos conhecer a opinião dos grandes gestores do mercado hoteleiro e hospitalar. Para esta entrevista convidamos o Gerente Geral do Quality Hotel Fortaleza, Issao Hashimoto para apresentar a sua brilhante opinião.

PL: O que eu espero de uma lavanderia?

Issao Hashimoto: Qualidade na prestação do serviço, com pontualidade, atrelado a um bom custo.

PL: Você terceiriza os serviços de lavanderia? Faz a locação do enxoval? Pra você, quais as vantagens da terceirização e da locação?

Issao Hashimito: Sim, terceirizo, o benefício está em um serviço especializado para determinado fim, atrelado a redução do quadro funcional e consequentemente exigências legais. Quanto a localção não sou favorável, apesar de saber que este ativo tem um tempo de vida útil determinado, mas a gestão de seu próprio enxoval lhe dá condições de melhor negociação.

PL: Ao contratar a lavanderia, quais os critérios que você utilizara? Experiência no mercado? Qualidade dos serviços? Atendimento? Referências? Ou tem alguma forma específica?

Issao Hashimoto: Exatamente todas as citadas atrelado a um custo condizente ao orçamento da empresa.

PL: Ao contratar a locação você escolhe o enxoval?

“Qualidade na prestação dos serviços, com pontualidade, atrelado a um bom custo.”

Issao Hashimoto: Não trabalho, porém se trabalhasse não escolheria o enxoval, mas sim determinar os parâmetros e critérios para que o locador o faça nas condições contratada.

 Quais os critérios que você utiliza para escolher o enxoval (dimensão, fibras, fios, gramatura etc)?

Issao Hashimoto: Para quem trabalha em rede, estes seguem padrões pré-estabelecidos, já para hotéis próprios os critérios seriam os citados, atrelados a valores aplicados.

PL: Para os funcionários, os critérios conforto pessoal e dignidade são avaliados? Os funcionários estão satisfeitos com a aparência?

Issao Hashimoto: Hoje o funcionário deve ser visto como parte do ativo da empresa, e como ativo, este deve ser cuidado, conservado e ter um mínimo de conforto para seu bem-estar e como isso conseguimos melhr produtividade e qualidade na prestação do serviço.

PL: Qual o custo da lavanderia em relação ao faturamento do hotel (hospedagem)?

Issao Hashimoto: É um custo representativo, pois praticamente são trocadas todas as peças dia, apesar de hoje trabalharmos campanhas em virtude da crise hídrica existente.

PL: E em relação a diária média ou ao REVPAR?

Issao Hashimoto: Idem acima, porém não atrelo diretamente este custo a diária ou ao revpar, mas sim a satisfação e conforto ao hóspede e ou usuário.

PL: Você realiza auditorias de qualidade na lavanderia? Qual a frequência?

Issao Hashimoto: Sim, sempre que necessário ou quando alguma alteração de padrões ou qualidade.

PL: Para você a terceirização é ireversível?

Issao Hashimoto: Não, tudo é uma questão de momento.

PL: Um conceito para a terceirização: Terceirizar é:

Issao Hashimoto: Aumentar a produtividade com qualidade.

PL: Como você classifica os serviços prestados pela lavanderia?

Issao Hashimoto: Medianos, precisa haver uma melhor qualificação e profissionalismo do negócio como um todo.

PL: O que você não quer de uma lavanderia?

Issao Hashimoto: Burocracia e baixa qualidade dos serviços prestados.

 

portal-8Issao Hashimoto – Gerente Geral no Quality Hotel Fortaleza. Av. Beira Mar 2340 – Fortaleza – Ceará. – Fone: (+55 85) 3466.71.00 – 99208.0006

issao-tledwww.Atlanticahotels.com.br

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