Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Estou pronto para mudar de fornecedor?

Estou pronto para mudar de fornecedor?

De repente existe a necessidade de readequação dos métodos, processos produtivos e dos  resultados finais. O foco: elevar o padrão de qualidade com geração de maior competitividade.Trocar produtos e com isto, fornecdores pode parecer um caminho muito simples e fácil. Novos fornecedores são convidades para apresentar condições mais favoráveis e pronto. Será que não existem outras inconveniências além da futuras e empíricas vantagens. A Revista Planeta lavanderia convidou o Administrador Flávio Abreu, Gestor de Suprimentos e da lavanderia do Hospital Otoclínica para abordar sobre o tema: Estou pronto para mudar de fornecedor? Vamos conhecer a opinião dele?

Introdução

O objetivo deste trabalho é discorrer sobre pontos a serem pensados, medidos e repensados antes de concretizar a mudança de fornecedores de produtos para lavanderia hospitalar.

Perfil do fornecedor

O tempo de experiência em gestão de suprimentos e, consequentemente, as diversas negociações e visitas de fornecedores recebidas quase que diariamente, me permitem dizer que até o momento nenhum fornecedor veio valorizar o produto do outro, sendo sempre destacados os pontos fortes de seus produtos e/ou serviços.

A afirmação, de certa forma obvia, torna-se interessante, uma vez que, no momento da escolha todos os “melhores produtos” irão concorrer entre si.

Ressalta-se ainda que na apresentação da empresa apareçam conhecidos clichês tais como “somos fornecedores para grandes empresas” “gostaríamos muito de fornecer para essa estimada instituição” “temos tecnologia de ponta” e outros tantos mais

Fornecedor de produtos químicos para lavanderia

Geralmente se apresentam com muita experiência no setor, com profissionais qualificados e conhecedores do assunto, alem de uma logística de reposição perfeita.

O que muito surpreende é que: a partir da informação simplória da quantidade de quilos de roupa lavada pelo cliente e da sujidade da mesma, geralmente, surge uma proposta de preço, com a lavagem ideal e com as diluições necessárias para uma processamento perfeito e a solução de todos os problemas no tocante aos resultados da lavagem. O que é estranho, pois as informações são importantes, porém, superficiais para tal feito.

Não seria importante saber pontos como: característica da água; tipos de sujidade; composição dos tecidos; cores dos tecidos; condições dos equipamentos etc?

O processo de mudança

A partir da decisão pela mudança surge o primeiro grande problema: a comunicação do rompimento com o atual fornecedor, que por sua vez, vai articular para convencer a instituição de que a mudança não é a melhor opção. Em seguida: troca de equipamento; programação dos processos; primeira compra; treinamento da equipe; testes e acompanhamento dos resultados. É preciso montar uma estratégia para que não haja rompimento nos serviços durante a implantação.

Questionamento principal para uma mudança de fornecedor:

Os produtos ofertados são realmente eficientes para a instituição?

Caso não sejam eficientes o custo total da lavanderia estará comprometido com aumento no custo de produtos, reprocesso, desgaste do enxoval, horas extras, energia, água, gás etc.

As diluições na prática serão, de fato, as mesmas da proposta?

A implantação de um calendário de aferição é de suma importância para que surpresas negativas não apareçam na hora de pagar a conta.

O custo final dos produtos é o mesmo proposto pelo fornecedor?

Estabelecer em contrato firmado um custo máximo com produtos é uma saída interessante para evitar furo no orçamento. Torna-se importante firmar clausulas com punições por não cumprimento de metas estabelecidas

Qual a credibilidade do fornecedor no mercado?

Uma pesquisa de mercado é importante para saber como esse fornecedor se relaciona com seus atuais clientes.

E se não houve desempenho positivo?

Ter um plano B é muito importante, pois a lavanderia não pode parar. Ter um terceiro fornecedor ou o anterior a postos seria uma saída. Ter outra lavanderia parceira como contingência  é uma alternativa interessante.

Considerações finais

Num mundo empresarial competitivo como vivemos são muitas as ofertas de produtos e/ou serviços.

A decisão de mudar o fornecedor de uma lavanderia é muito complexa e deve ser analisada sobre vários aspectos. Preço, qualidade no processo de lavagem, custo, enxoval, pessoas etc.

O gestor deve escolher um parceiro que ajude a alcançar bons números.

É sempre um grande desafio das lavanderias hospitalares, pois nem sempre o que ofertado no papel é implantado na pratica.

É importante lembrar que os clientes da lavanderia, sejam internos ou externos, estarão sempre esperando a roupa limpa e no momento certo.

Caso ocorra uma mudança equivocada de fornecedor as metas se afastam e tendem a tornarem-se inalcançáveis.

Além da eficiência na seleção do fornecedor é imprescindível que a criação de regras e fatores de desempenho sejam rigorosos e que levem qualidade sem grandes punições. O foco é cuidar bem visando à continuidade do negócio sempre evitando maiores prejuízos à diretoria.

Flávio Abreu – Gestor de Suprimentos Hospital Otoclínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com