O que eu espero de uma lavanderia?
Miguel Francisco
Diretor do Recife Praia Hotel
Revista Planeta Lavanderia: O que você espera de uma lavanderia?
Miguel Francisco: Que possa oferecer um serviço de qualidade com pontualidade, fazendo que o enxoval seja preservado em sua vida útil.
R.P.L: Nós sabemos que você terceiriza os serviços de lavanderia e também faz a locação do enxoval. Quais as vantagens na terceirização e na locação?
M.F.: Hoje possuímos o nosso próprio enxoval por opção de inserirmos a nossa LOGO, porém posso afirmar que a locação tem suas vantagens, quando necessário um maior número de peças em virtude de picos de ocupação nos grandes eventos.
R.P.L: Ao contratar a lavanderia, quais os critérios que você utiliza? Experiência no mercado? Qualidade dos serviços? Atendimento? Referencias? Ou tem alguma outra forma específica?
M.F.: A qualidade dos serviços é fator predominante, aliado ao relacionamento com o parceiro, pois a credibilidade faz com que flua de forma integra as divergências que por ventura venham a ocorrer.
R.P.L: Ao contratar a locação você escolhe o enxoval? Quais os critérios que você utiliza para escolher o enxoval (dimensão, fibras, fios, gramatura etc.)?
M.F.: Quando locávamos, realizávamos uma analise dos produtos oferecidos no mercado, sendo a qualidade fator predominante na escolha. Posteriormente informávamos ao parceiro que realizava a negociação baseado nos produtos escolhidos.
R.P.L: Qual o custo da lavanderia em relação ao faturamento do hotel?
M.F.: Aproximadamente 3,5%
R.P.L: E em relação a diária média ou ao REVPAR?
M.F.: Em relação ao REVPAR temos R$ 6,35, valor dentro do esperado pois possuímos cerca de 40% de nosso potencial em configurações quádruplos e triplos.
R.P.L: Você realiza auditorias ou visitas de acompanhamento na lavanderia? Com que frequência?
M.F.: Sim realizamos visitas técnicas, pelo menos 3 vezes ao ano, com a finalidade de ajustar alguns pormenores que venham a fugir de nosso standard.
R.P.L: Em sua opinião a terceirização é irreversível?
M.F.: Sim, pois o custo para montar e operar uma lavanderia na unidade, não nos traria nenhum beneficio, e ainda poderia inviabilizar o negócio.
R.P.L: Um conceito para a terceirização: Terceirizar é:
M.F.: Reduzir custos diretos e indiretos, com aumento de produtividade.
R.P.L: Como você classificaria a terceirização dos seus serviços de lavanderia?
M.F.: Diria, que nos atende e por que não falar, supera nossas expectativas.
R.P.L: O que você não quer de uma lavanderia?
M.F.: Atrasos e descasos com o nosso enxoval.