Não existem dúvidas de que o delivery é um ponto diferencial de conforto e bem-estar para o cliente da lavanderia. O delivery aproxima a necessidade do cliente com o objetivo da lavanderia: lavar a roupa.
Porém, implantar um delivery requer planejamento logístico e principalmente financeiro. Entre os principais pontos de decisão para implementar um serviço delivery é possível enumerar alguns tais como:
1- O delivery pode ser implantado para ampliar o raio de ação da lavanderia, ou seja, atender novos clientes.
Para este objetivo realizar uma pesquisa de mercado identificando os possíveis clientes, seu potencial, se já é cliente de outras lavanderias etc. Importante será definir o raio de ação pois será possível também estabelecer o melhor horário e busca e entrega da roupa evitando horário de picos de ida ou volta.
Um grave risco: Ao implantar o novo serviço a lavanderia pode também mudar o comportamento dos clientes que normalmente se dirigem ao balção. Pode agregar valor ao cliente
e custo para lavanderia.
2- O delivery pode ser implantado para atender os mesmos clientes atuais.
Este motivo é um ponto diferencial para o cliente. Melhora a fidelização pelo conforto e comodidade ao cliente.
3- O delivery pode implantado para as duas ações.
Esta ação pode criar novos cliente e fidelizar os atuais. Tudo pelo conforto do cliente.
Quais são os pontos críticos:
a) Custo: ao criar um delivery você agregar na planilha de custo o motorista, o custo de aquisição do veículo, o custo de manutenção, limpeza e de combustível.
b) Operação logística: é necessário criar um fluxo organizado de coletas e entregas de roupa, evitando viagens desnecessárias e que podem inviabiilizar os custos.
c) negócios: Neste caso, o custo logístico deve estar incorporado ao negócio e não somente na operação delivery, ou seja, não é somente o volume de negócios gerados pelo novo serviço que vai ser responsávél pelos custos deste serviço. Talvez a falta do delivery possa ter afastado ou reduzido o número de clientes da lavanderia e você nem percebeu.
Mas, como custo é custo e não existem alternativas senão cobri-los pelo faturamento, é necessário faturar, ou seja, colocar o bloco na rua e buscar seus foliões.
No caso delivery ações de parcerias podem ser efetuadas entre duas ou mais lavanderias para atender ao mercado. Alguém tem uma boa logística e a mesma não esta totalmente utilizada, existe ociosidade. Pode prestar serviços para outras lavanderias.
Um outro ponto é a terceirização dos serviços de delivery, uma empresa independente pode ser a responsável pela entrega de todos os serviços de várias lavanderias.