Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Emprego: Seu comportamento poderá garantir sua vaga

Emprego: Seu comportamento poderá garantir sua vaga

Entrevista de emprego: seu comportamento poderá garantir sua vaga.

Durante alguns anos, fui gestora no setor hoteleiro e participei de várias entrevistas de emprego onde percebia que muitos candidatos eram reprovados por falta de educação corporativa, ou seja, os candidatos tinham um comportamento inadequado para ingressar na empresa.

Alguns candidatos traziam consigo comportamentos infantis, suas brincadeiras e falta de compromisso dificultavam a contratação. Por isso, resolvi escrever algumas dicas, que podem ajudar os candidatos a serem aprovados nas entrevistas de emprego.

Quando uma empresa convida alguém para uma entrevista, ela já deve ter analisado o seu currículo, portanto, o candidato possui a chance de obter a vaga, mas para isso é necessário demonstrar que tem capacidade para assumir o cargo, estar seguro e ter um bom controle emocional.

Tudo começa com uma boa elaboração do currículo. É vital adequá-lo ao momento da carreira e ao cargo pretendido, mostrando a formação e tendo muita atenção, para não cometer erros de português. A descrição das habilidades também é importante, o candidato precisa ter consciência de suas aptidões, de seus pontos fortes e descrevê-los, bem como sua formação técnica e/ou acadêmica.

Após uma boa elaboração do currículo, é chegada a hora da temida entrevista de emprego, nesse momento até voz do candidato está sendo avaliada, pois ele é o centro das atenções neste processo. Portanto, é de suma importância que ao receber uma ligação de convite para entrevista de emprego, o candidato fique atento para não estar, por exemplo, com voz de sono, ser muito informal ou ainda usar vícios de linguagem como: “beleza” “ tal e tal “. Deve-se manter uma voz firme e ser formal, conforme a pessoa que ligou, isso é fundamental para causar a primeira boa impressão.

A pontualidade e o vestuário serão sempre analisados, então nada de roupas indiscretas, ou estilo noite, adornos devem ser os mínimos possíveis, a higiene impecável, e bastante discrição no vestir e no falar, isso é muito importante para uma excelente apresentação pessoal.

Dica relevante é conhecer a história da empresa, esse conhecimento pode ser adquirido através da internet,  redes sociais, jornais, revistas ou em qualquer meio que ela se apresente. Conhecer a missão e visão da empresa demonstrará interesse e pode ser um diferencial competitivo na hora da entrevista.

A postura corporal também será analisada, portanto, cabeça erguida, corpo ereto na cadeira e cuidado com o andar. Ser simpático e nunca tirar brincadeiras com os outros participantes também é essencial  para atingir o objetivo pretendido.

O candidato deve apresentar-se como ele mesmo, sua educação será revelada nestes momentos e é necessário ter prudência ao falar e uma boa escuta para responder adequadamente as perguntas que irão surgir.

Gírias e palavrões poderão eliminar o candidato a qualquer momento, assim como, contar as dificuldades da  vida pessoal. Caso apareçam perguntas sobre  qualidades e defeitos, é necessário ser honesto, transmitindo os dons e talentos que poderão agregar àquela empresa. Quanto aos defeitos ou dificuldades, é sempre importante destacar o que se está fazendo para melhorar nestes quesitos.

Perguntas sobre salário, folgas e benefícios não são bem-vindas à entrevista. Estes assuntos devem ser informados pela empresa, a pergunta que o candidato poderá fazer deverá estar relacionada ao cargo pretendido, mostrando interesse e onde ele pode contribuir com a empresa. As respostas devem ser sempre claras e objetivas.

É fundamental que o candidato seja transparente, ou seja, verdadeiro. Ele não deve querer demonstrar ser quem não é. Além disso, as redes sociais também denunciam os comportamentos, então cuidado com as postagens e com o que se curte, pois isso poderá influenciar na escolha do profissional.

Celular desligado na hora da entrevista é obrigatório. Mas caso aconteça de esquecer ligado e o mesmo tocar, o correto é pedir desculpas e desligar imediatamente.

A ansiedade e estresse podem fazer o candidato esquecer todos esses conselhos, então, é fundamental que na hora da entrevista, a pessoa esteja concentrada, focada, controlando sua emoção e respiração, sendo perseverante, flexível e tendo fé. Assim, as oportunidades serão sempre bem aproveitadas.

Boa sorte e sucesso no seu próximo emprego.

Profa. Gardenia Lima      

Administradora com especialização em consultoria empresarial, instrutora do Centro de Capacitação Profissional UNIFOR com 22 anos de experiência na hotelaria de Fortaleza em gestão de pessoas e processos.

Contato : gardenialima@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com